segunda-feira, 30 de julho de 2012

Resenha "Fazendo Meu Filme 1: A Estréia de Fani - Paula Pimenta"

Olá pessoal!
Que legal que vocês gostaram da ideia do post passado, e obrigada pelos comentários. Logo, logo irei respondê-los!

Capa do livroTítulo: Fazendo Meu Filme 1 - A Estréia de Fani
Autor: Paula Pimenta
Nº de páginas: 336
Preço: R$32,00
Editora: Gutenberg

*Sinopse*
Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir…

*Minha opinião*
Estefânia Castelino Belluz, mais conhecida como Fani, é uma garota meio dramática, um pouco engraçada e que ama filmes. Seu sonho é ser diretora. Ou cineasta. Ou roteirista. A cada filme que assiste, ela dá nota de uma á cinco estrelinhas, e não vende, doa ou empresta seus filmes pra ninguém.

"Eles ficam enfileirados na minha estante, todos os 55 filmes que já tenho. Assisti a cada um deles tantas vezes, que cheguei ao ponto de quase decorar as falas. Inclusive, anoto todas as minhas frases preferidas ditas por personagens, e - na minha opinião - os melhores livros são os roteiros." pág. 21

Depois que sua mãe comenta sobre uma viagem de intercâmbio de uma escola, Fani fica maluca, doida por querer ir. Mas quando ela conta essa novidade para seus amigos, um deles (Leo, fofo que só ele) não parece gostar muito...
Depois de muitas coisas meio estranhas acontecendo acontecendo, Gabi (amiguíssima de Fani), começa a achar que o que Leo sente por Fani é mais do que amizade... A garota lógico, acha que Gabi está maluca, não pensando direito; Leo sempre foi daquele jeito, todo legal e gravando CDs para ela (o que eu achei muuuuito legal), e etc. Mas ela admite que começa a sentir um certo desconforto quando [spoiler] o garoto começa a namorar Vanessa, a chatinha da sala [fim do spoiler].

"Ela deu um suspiro e falou: 'De novo? Quantas vezes vou ter que te falar que está muito claro que foi o Leo? Leia de novo pensando nele, você vai ver que consegue até escutar a voz dele por trás das palavras!'" pág. 130

Me apaixonei pelo livro. Não era bem aquilo que eu esperava, talvez por isso eu gostei mais ainda. Logo nas primeiras páginas já me identifiquei com a Fani. Tenho muita coisa em comum com ela. Ela me fazia rir ás vezes, e me deixa com raiva em outras porque tipo, tinha coisas que estavam na cara dela, coisas que ela sabia que não devia fazer e mesmo assim fazia, mas mesmo assim, nada disso mudou minha opinião.
Os amigos da Fani são bem legais, principalmente a Gabi. Gostei muito dela, me lembrou aquela amigas dos filmes super legais, originais e que sempre estão lá pra quando você precisar.

"'Estrelinhas?', eu perguntei. 'Esse filme tem o astro da minha vida no papel principal e você acha que eu classificar com simples estrelinhas? Esse filme merece a Lua, o Sol, a Via-Láctea inteira!'
Com certeza, de agora em diante, aquele filme seria o número 1 da minha lista. Para sempre". pág. 300

Enfim, ótima narrativa, a Paula escreve muito bem, todo mundo falava isso, mas só agora pude conhecer por mim mesma. Mal posso esperar para ter o resto da série, quero muito saber o que vai acontecer.
A capa é muito linda, é uma das mais lindas que eu já vi! Outra coisa também que me impressionou bastante, foi o fato de que a cada começo de capítulo, ter uma frase de algum filme. Algumas eu amei de paixão e guardei pra mim (até postei no Face hahah XD ). O título é perfeito, e achei bem legal o fato de na quarta capa, ter depoimentos das pessoas.
Ah, eu também já escutei todas as músicas citadas no livro (tudo bem, só as internacionais!), e algumas já estão no meu celular. Incrível mesmo!

Classificação: 5/5

Espero que tenham gostado, fiz a resenha de última hora, mas me esforcei bastante.
Até o próximo post!

Bjs,
Ariane;)

ERRATA: No post passado eu disse que a música do Titanic era da Witney Houston e não é não. É da Celine Dion! Obrigada, Kée!

26 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas confesso querer muito! Hahaha.. minhas irmãs deram de presente para uma amiga delas e eu quase matei as duas por isso!! Hahahah

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  2. adoro essa série! na minha opinião, o segundo é o melhor - mas provavelmente porque ela vai para o intercâmbio, e eu sou pré-intercambista haha

    ResponderExcluir
  3. Flor, esse livro parece ser bem fofinho e divertido. Vi um vídeo no youtube outro dia falando muito bem tbm dele!^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parece engraçado, o livro, bem divertido :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. A Paula tornou-se referência na literatura nacional independente graças a essa trilogia que, diante de tantas críticas positivas, parece ser mesmo fantástica. Gostei muito da resenha, dos seus comentários no geral... um dia ainda pego esses livros pra ler, porque, olha, a curiosidade já matou o gato. Literalmente. Hahahaha.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo é louco pelo casal Fani e Leo
    hahahahahha
    Depois que a Paula lançou o FMF4 eu fiquei com vontade de ler, até então era apenas mais uma série que se passava despercebida ^^
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha ouvido falar desse livro e agora confesso que fiquei com muita vontade de ler! Especialmente porque me identifiquei com um detalhe aí da personagem...
    Muito boa a resenha!
    ;*

    ResponderExcluir
  8. Bom dia minha flor do diaaaaaa.....

    Que saudades de você amiga! Tudo certinho?
    Nossa amiga! Família é tudo, né? Amei as férias =D
    Nem eu conhecia esse plugin! Comecei a fussar e descobrir coisas lindas! Muito bom mesmo!!!
    Adoro esses tipos de livro! Prende o leitor demais!

    Aproveito para agradecer o carinho e lhe desejar um ótimo restinho de semana!
    Beijinhos no seu lindo coração... TATIANA BERTOLIN

    http://casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  9. Oie amiga...
    td bem??
    Nunca vi esse filme, mas fiquei curiosa pra ver...hehehe
    Boa 5ª feira!!
    bjinhus

    ResponderExcluir
  10. Eu estou doida para começar a ler essa série. Não é só você que acabou apaixonada por ela, então é isso que me dá vontade de ler. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Ouvi dizer que esse lvro é bem legal, e pelo visto parece ser mesmo, mas aind anão li :/


    http://vitaminadepimenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro esse livro, alias a série, mas só li esse e o segundo, e acho o segundo ainda melhor. Eu adoro a Fani e Leo, eles são muito fofos, espero conseguir ler o restante da série logo.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma supe curiosidade pra ler essa série, e parece ser muuito bom!
    ADOREI essa de trailha sonora - de O Inverno das Fadas baixei quase tudo já , é muito bom *o* quero leeeeer -qq
    AAH obrigada *-* quem sabe escritora um dia? haha *-*
    NEM ME FALE, hoje eu vi algumas prooço~es interessantes no submarino, da uma olhadinha que sempre permanece! Gossip Girl tá 16 e pouco *o*
    AAH nem me fale! *-*

    um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Ariane!
    Lembra de mim? Espero que sim!!!
    Andei meio distante da internet, mas hoje voltei para fazer minhas visitinhas queridas e retribuir os comentários queridos...

    Oh! Gostei muito dessa sua resenha! Esse livro parece ser bem interessante! Olha até eu me identifiquei com ele! Também sou apaixonada por filmes (coleciono des de criança), só que não pretendo ser cineastra...

    Intercâmbio é uma coisa incrível, eu gostaria de fazer! No momento seria impossível, mas futuramente pretendo ficar um tempo em algum lugar distante... (minha mãe morou alguns mêses na alemanha e amou a experiência).

    Portanto achei muito show a sua escolha de livro e sua resenha. Parabéns!

    Agora sobre o seu comentário lá no meu blog, puxa... que pena que a feira de livros que teve na sua cidade os preços não favoreceram... isso é muito chato. estou torcendo para que você encontre outras alternativas mais vantajosas.

    Lembra que eu te falei que eu estava desejando comprar um livro de 120 reais? Pois é, eu comprei ele por 94 pilas pela internet... Estou feliz com o meu bebê, mas não gostei muito do serviço que me enviou o livro, fiquei triste com algumas coisas... a minha próxima postagem no meu blog vai ser sobre isso. Não vou fazer resenha sobre ele porque ele é mais um registro fotográfico, são diversas fotos e legendas das fotos e só. Mas vou postar umas fotos e falarei sobre o assunto (minha opinião sobre o assunto).

    Um grande beijo e desejo muitos livros em sua vida.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li Fazendo meu filme, mas tenho muita vontade e num geral muita gente fala em dele.
    A capa dele e dos outros são fofas mesmo! pwn *_*
    Adoro conhecer novos filmes e/ou músicas quando leio livros, aposto que vou querer conhecê-las também depois de ler o livro heheh

    ResponderExcluir
  16. Nossa quero ler *-* sempre ouço falar muito (*muito, muito, muito* comercial do china in box kkk) em Paula Pimenta e a Fani parece aquele personagem amiga-que-eu-gostaria-de-ter ^^ ;***

    ResponderExcluir
  17. eu estou louca para ler esse livro, tipo louca mesmo, desde que vi a capa pela primeira vez já fiquei interessada, quando li a sinopse então *-*
    hey não quer me emprestar? rs

    Beijos
    pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. HUm...Interessante este livro Ariane.Anotando a dica...Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  19. te indiquei pra um meme, flor
    ^^
    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  20. Oie!

    Parece ser muito interessante, sabia? Já ouvi falar sobre livros que têm essa temática de cinema, quase comprei um um dia desses...

    Beijos

    infinitedreamsofiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ei Ari!

    Ah, que bom que você gostou de FMF também *-* Eu amo a série! Você deu sorte de ler agora que todos os volumes já foram lançados, assim não fica na agonia de saber o que vai acontecer HUSHUAS

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  22. Não li esse ainda, mas parece ser bem legal *-*

    ResponderExcluir
  23. Oi Ari !
    Nossa que saudades daqui !
    Nossa ! Fiquei muito curiosa para ler este livro .
    Preço está ótimo !
    E com essa sua resenha sempre fico mais curiosa ainda ...
    Estou doida mesmo para ler este livro !
    Beijos Ari , fique com Deus :)

    ResponderExcluir
  24. Oi Ariane, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desses livros e todo mundo que lê elogia eles. Muito legal sua ideia de dar o spoiler disfarçadamente.
    Beijos, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  25. Minha amiga leu e falou muito bem desse livro, e parec ser, mas não tive a oportunidade de ler :/

    http://pepperlipstick.blogspot.com.br/
    e
    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oie Ariane, amei a resenha! Imagina uma pessoa louca pra ler esse livro...
    LIndo o blog, amei mesmo (:
    Beijos
    Taci *-*

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pelo seu comentário!
Logo estarei respondendo!